Febre, dor no corpo, diarréia e vômito são sintomas comuns nesta época chuvosa do ano, que favorece o aparecimento de doenças popularmente conhecidas como viroses. Este período também coincide com o aumento da população de moscas, o que é facilmente percebido no número de insetos que aparecem em casa e em outros ambientes. Devido a esta ligação, a gastroenterite aguda ficou conhecida como virose da mosca. A infectologista Christianne Takeda, do Hapvida NotreDame Intermédica, explica como acontece a contaminação e quais são as medidas preventivas que podem ser adotadas.
“A gastroenterite é uma inflamação do tubo digestivo que pode ser causada por agentes virais, bactérias ou parasitas. A transmissão ocorre, principalmente, por meio da contaminação de alimentos e água, o que pode acontecer através das mãos da própria pessoa, de outras ou de insetos que transportem os microrganismos. Ela não é transmitida somente pela mosca, mas também por outros insetos. Geralmente, as viroses atingem mais bebês e crianças que têm o hábito de levar as mãos à boca, mas os adultos também podem ser contaminados”, explica a infectologista.
Entre os principais sinais estão náuseas, vômitos, diarréias, febre, cólicas abdominais e desidratação, em casos mais graves. Alguns cuidados são essenciais para se proteger da contaminação. “Para prevenir é só ter atenção com a higiene, lavar bem as frutas e verduras, proteger os alimentos para os insetos não pousarem, lavar bem as mãos, principalmente antes de fazer as refeições e manusear os alimentos, manter os sacos de lixo bem fechados e o ambiente limpo. Caso vá ingerir algum alimento na rua, dê preferência a alimentos feitos na hora. Se por um acaso vier a adoecer, lembre-se de procurar a assistência médica”, explica a infectologista Christianne Takeda, do Hapvida NotreDame Intermédica.
Sobre o Grupo Hapvida NotreDame Intermédica
A fusão entre o Hapvida e a NotreDame Intermédica em fevereiro de 2022 levou a criação do maior grupo de saúde e odontologia do Brasil. A nova empresa, com mais de 71 mil colaboradores, atende cerca de 15,9 milhões de beneficiários de saúde e odontologia, que têm a sua disposição a maior rede própria de atendimento, presente nas cinco regiões do País.
Sua rede própria de atendimento foi construída a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde através de mais de sete mil leitos de atendimento hospitalar em 87 hospitais, 76 Prontos Atendimentos, 329 clínicas médicas e 275 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Desta combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.
Você realmente sabe do que está falando. Obrigado por compartilhar seu conhecimento!